Quinta-feira da 29ª Semana do TC
Rm 6,19-23
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Paulo tinha afirmado com clareza que a salvação nos foi dada por graça e não pelas nossas obras. Com a mesma clareza Paulo afirma, na leitura de hoje, que os cristãos devem produzir frutos de santidade para a vida eterna. Da mesma forma como, antes nós produzíamos iniquidade e impureza, quando ainda éramos escravos da carne, assim devemos frutificar para a santidade como escravos de Deus.
Dessa forma, Paulo evita que pensemos que a salvação por graça e não pelas nossas obras seja mal interpretada como se tivéssemos licença para pecar.
Essa interpretação errada infelizmente já aconteceu: houve quem interpretasse a justificação pela graça como um ser revestido do manto da graça de Cristo diante do Pai, sem que tal revestimento mudasse nossa situação de pecado. Isso, porém, não é verdade. Os cristãos não podem estar no pecado e, ao mesmo tempo, na graça. É preciso fazer uma escolha. Uma vez libertados da escravidão do pecado, os cristãos devem trilhar o caminho da santidade rumo à vida eterna.
Paulo revela, assim, uma verdadeira transformação, uma renovação total da vida daqueles que aderiram ao Evangelho de Cristo.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais