Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 30/07/2020

Quinta-feira da 17a semana TC

Mt 13, 47-53

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A parábola da rede descreve uma cena muito familiar a Jesus e aos apóstolos. A rede lançada ao mar ficou cheia de peixes e é puxada depois para a terra. Começa então a escolha dos peixes: uns são bons, e outros não prestam.

Jesus descreve através da imagem da pesca a realidade do julgamento final que está reservado para o fim dos tempos. Antes disso, não é possível determinar os que serão escolhidos, nem se deve fazer a separação entre bons e maus. Até o julgamento final, maus e bons, santos e pecadores terão que conviver na Igreja. Como a rede recolhe peixes bons e maus, assim também, no momento atual, o Reino congrega os santos e os pecadores.

Chegará, no entanto, o momento da escolha; chegará a última hora da separação definitiva. Só nessa última fase, se manifestará com absoluta clareza a verdadeira comunidade dos filhos de Deus, livre de todo mal e pecado. Somente nessa última fase, a Igreja estará livre dos que confessam a fé somente com os lábios, mas cujos corações estão longe de Deus. Somente no juízo final, a Igreja estará livre dos puritanos farisaicos e de todos os que não pertencem à verdadeira comunidade dos filhos de Deus. Todos estes serão excluídos da vida, como os peixes que não prestam da parábola. Mas até lá vivemos o tempo da paciência em vista da conversão.

Esta convivência de bons e maus é um sinal da condescendência de Deus, que deseja a salvação do pecador. Não estamos no tempo da condenação, mas no da conversão.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais:

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP