Quinta-feira da 8ª Semana TC
Mc 10, 46-52
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
O filho de Timeu, Bartimeu, era cego e mendigo, mas tinha um grande desejo de enxergar. Mesmo que as pessoas a sua volta tentem calá-lo, o cego gritava ainda mais alto: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim”. O ser perguntado: “o que queres que eu te faça?”, o cego respondeu imediatamente: “Mestre, que eu veja!”
Jesus deu ao cego o dom da visão duas vezes! Primeiro ele cura os seus olhos, mas depois dá também ao cego a luz da fé: “Vai a tua fé te curou”. O dom da fé é mais importante do que a cura física. O cego recebe não somente a luz dos olhos, mas também a luz sobrenatural que ilumina a vida. Na realidade, foi pela fé em Jesus, que o cego obteve o milagre físico, mas é no momento em que ouve de Jesus “Vai a tua fé te curou” que ele cai na conta de que recebeu uma luz mais preciosa do que a luz dos olhos.
O melhor comentário dessa cura e iluminação encontramos em Jo8,12: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não caminha na escuridão, mas terá a luz da vida”. Foi isso o que aconteceu com o cego: “Ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho”. O cego encontrou a luz do mundo e por isso seguia Jesus.
Peçamos também nós a luz da vida; peçamos que possamos ver.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais