Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 26/05/2022

Quinta-feira da 6ª semana da Páscoa

At 18,1-8

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Paulo foi de Atenas para a cidade de Corinto. Era uma cidade cosmopolita com duas culturas: romana e grega; e famosa por sua situação geográfica entre dois mares. O seu comércio atraía migrantes de muitas regiões. Ficou famosa também pela sua corrupção moral. E foi exatamente nela que surgiu uma das comunidades cristãs mais florescentes.

Em Corinto se repete de maneira explícita o que, mais ou menos, aconteceu em outros lugares: o Evangelho foi anunciado primeiramente aos judeus, e, quando estes o rejeitaram, foi levado aos pagãos entre os quais Paulo obteve grande êxito. Com efeito, Paulo disse aos judeus de Corinto: “vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.

É interessante que mesmo assim, há judeus que aceitam o Evangelho. Foi esse o caso de Crispo, o chefe da Sinagoga. A conversão dele provocou uma onda de outras conversões.

Aos coríntios, Paulo escreveu ao menos duas cartas. Ela foi para Paulo uma Igreja amada e, ao mesmo tempo, causadora de muitos sofrimentos para ele. Corinto foi, por fim, um lugar de longa permanência de Paulo, quase um ano e meio.

De fato, Corinto será uma das mais importantes comunidades cristãs do território europeu.

Estamos acompanhando as viagens, as canseiras e a dedicação de Paulo na ação evangelizadora. Somos o fruto de suas fadigas. Rendamos graças a Deus por isso e façamos o propósito de imitar Paulo em sua dedicação apostólica.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880