Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 25/02/2021

Quinta-feira da 1ª semana da quaresma

Mt 7, 7-12

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta.

É admirável o que Jesus nos ensina: Ele deseja que nós entremos na sua relação filial. Por isso, a certeza de que quando pedimos, o Pai nos dá; quando buscamos Deus, ele não foge da gente; quando batemos à Sua porta, o Pai nos abre! Essa é a experiência cotidiana de Jesus. Essa é a relação que Ele tem com Deus: é o Abbà! Jesus quer que entremos nessa relação; deseja que também nós experimentemos essa confiança, essa alegria, essa intimidade! O Pai nos dá o que pedimos; o Pai se deixa encontrar, quando o buscamos; Ele nos abre a porta, porque nós somos seus filhos queridos.

Mais ainda: somos filhos no Filho. Toda vez que pedimos, o Pai reconhece na nossa voz a voz do Filho dileto. Toda vez que o buscamos, o Pai reconhece em nossos olhos que o procuram os olhos do Filho muito amado. Toda vez que batemos à porta, o Pai identifica as batidas do Filho no qual Ele coloca todo o seu bem-querer.

Por que temos tanta dificuldade para entender isso e viver dessa maneira como Jesus vive a sua relação com o Pai?

É que essa relação é, por sua própria natureza, recíproca: a relação paterna reclama a relação filial. Se o filho pede, o Pai dá. Se o filho busca, o Pai se deixa encontrar. Se o filho bate, o Pai abre a porta. Mas não nos esqueçamos do inverso! da recíproca! Se o Pai pede, o filho dá! Se o Pai busca, o filho não foge da sua presença. Se o Pai bate a porta, o filho imediatamente abre a porta para que Ele entre.

Nesta quaresma, comportemo-nos como filhos. Não fujamos do Pai, obedeçamos prontamente ao Pai, abramos a porta do coração para acolher o Pai.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: