Comentário ao Evangelho – Sexta-feira 23/10/2020

Sexta-feira da 29ª Semana do TC

Lc 12, 54-59 

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Antigamente as pessoas sabiam de modo empírico prever o tempo. Pela experiência acumulada, os antigos conseguiam, com algum acerto, prever as estações, os fenômenos atmosféricos de chuva, vento, calor, frio.

Hoje em dia, nós conseguimos prever o tempo com muito mais acerto por causa da ciência e dos instrumentos meteorológicos. Além disso, a ciência nos permite descobrir com precisão impressionante os movimentos dos astros por espaços infinitos e também os movimentos do infinitamente minúsculo dos átomos e seus elementos.

Infelizmente o mesmo conhecimento não se dá em relação ao tempo que Deus dá ao ser humano. Nós conseguimos conhecer os sinais meteorológicos com uma precisão cada vez mais impressionante, mas não somos capazes de detectar os sinais da presença e da ação de Deus no nosso tempo.

Como cristãos nós deveríamos ser especialistas em saber descobrir o sinal da ação de Deus e da sua vontade com uma precisão maior do que o cientista conhece os ritmos das mudanças das coisas. Conhecer como Deus age na nossa vida e o que Ele deseja de nós não somente nos impede de ficar molhados por causa de uma chuva inesperada, mas evita a nossa perdição eterna. Se é útil saber prever o clima, muito mais determinante para nosso destino eterno é conhecer os sinais de Deus.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: