Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 20/02/2020

6ª Semana do Tempo Comum – ANO A

Mc 8,27-33

 

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

 

O evangelho de hoje nos apresenta um contraste muito instrutivo para nós. São Pedro, certamente inspirado pelo Pai, reconhece Jesus como o Messias. Quase imediatamente depois, o mesmo Pedro se opõe à vontade de Deus e começa a repreender Jesus que fala sobre a sua paixão. Ele foi louvado por Jesus e quase imediatamente depois é duramente advertido por Jesus: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.

Esse contraste nos mostra como é difícil permanecer sob a luz de Deus. São Pedro, certamente muito feliz por ter proclamado Jesus como o Messias e seguro de ter agido conforme a inspiração divina, começou a pensar que agora podia raciocinar conforme essa mesma inspiração para se opor a Jesus. Ele começou bem, mas terminou mal! Foi inspirado por Deus, mas começou a se sentir seguro de si e poder ensinar a Jesus o que devia fazer; como Jesus deveria agir como Messias!

Pode também acontecer conosco que, a partir de uma autêntica inspiração divina, caiamos no erro de achar que todos os nossos pensamentos sejam também de inspiração divina. O que aconteceu com Pedro deve servir para nós como advertência: o fato de termos uma inspiração divina, não significa que todos os nossos pensamentos, a partir dessa inspiração, sejam automaticamente também inspiração de Deus. É preciso uma atenção constante e uma docilidade permanente à vontade de Deus e não confundir os nossos raciocínios com a inspiração divina.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: