Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 20/01/2022

Quinta-feira da 2ª Semana do TC

1Sm 18,6-9;19,1-7

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Um dos motivos mais frequentes de discórdia é a inveja. Com a inveja a unidade e a concórdia se tornam impossíveis. Na leitura vemos como Davi obteve uma grande vitória e as mulheres no seu canto comparam Davi e Saul: “Saul matou milhares, Davi, dezenas de milhares”. E Saul ficou muito zangado com isso e não gostou nada do que diziam. Disse: “A Davi atribuíram dezenas de milhares, e a mim somente milhares. Que falta ainda, senão o reinado”! Por causa disso, Saul decidiu matar Davi.

Uma primeira lição dessa leitura é essa: quando falamos dos outros devemos estar atentos para que, mesmo elogiando, não façamos o mal, suscitando a inveja nos que escutam nosso elogio.

Nesse sentido, Jônatas aparece como um bom exemplo para nós. Ele se tornou amigo de Davi e, involuntariamente é posto contra ele, pois seu pai o tomou por rival. Mas ele age como verdadeiro amigo. Procura abrir os olhos ao pai, mostrando que a invejo o tinha cegado. “Não faças mal algum a teu servo Davi, pois ele nunca te ofendeu. Ao contrário, suas ações foram de grande proveito para ti”. Essas são palavras muito belas e inspiradas pela generosidade e pela verdade das coisas.

Nisso Jônatas é quase que uma prefiguração de Jesus: seu comportamento favorece a união porque ditado pela humildade do coração e pelo amor. Com efeito, Jesus em vez de dominar e de jogar na cara os erros cometidos, se inclinou para lavar os pés dos discípulos.

Os cristãos devem estar do lado da verdade sempre, mas a verdade não deve os tornar arrogantes ou prepotentes. A verdade torna os cristãos humildes, sem hostilidade contra os outros. Todos nós temos ocasião, como Jônatas, de ver e de fazer ver a verdade, mas tal verdade vem revestida de humildade e hostilidade contra a pessoa alguma. Peçamos ao Senhor essa firmeza na verdade e essa humildade de coração ao corrigir os outros.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880