Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 19/12/2019

3ª Semana do Tempo do Advento – ANO A

Lc 1,5-25

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Neste tempo do advento somos convidados a acolher a promessa de Deus que supera todas as nossas expectativas. No evangelho de hoje vimos como Zacarias ficou mudo porque não acreditou na promessa de Deus. Ele tinha se rendido às dificuldades e, mesmo recebendo a visita do anjo, não conseguiu se abrir ao poder e à misericórdia de Deus.

O tempo do advento é tempo de esperança. Não de qualquer esperança, mas de uma grande esperança. Deus não é impedido pelas nossas impossibilidades. É preciso deixar Deus ser Deus. As nossas dificuldades não são as de Deus.

Além disso, o evangelho de hoje nos mostra que para Deus nada é impossível não no sentido de capricho e autoritarismo. Normalmente quando alguém pode tudo, acaba abusando do poder para impor seus caprichos. Não é assim com Deus. Deus pode tudo no amor. Deus pode tudo porque nos quer salvar e fazer misericórdia. Muitos não gostam de confessar Deus como todo-poderoso porque temem que com isso se afirme que Deus seja autoritário. O evangelho, porém, mostra que a onipotência de Deus consiste em nos salvar. Ele exerce todo o seu poder para nos criar e nos salvar.

Deus tem o poder se superar as nossas impossibilidades, mas ele o faz tendo em vista o nosso bem e não a nossa escravidão. Ele usa o seu poder para realizar a salvação da humanidade, não para oprimi-la.

 

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: