Quinta-feira 15a semana TC
Is 26,7-9.12.16-19
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Muitas vezes procuramos Deus onde Ele não se encontra. Isaías nos ensina a buscar Deus em nossa interioridade: “quando vem a noite anseia por ti a minha alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo”. Essas palavras de Isaías soavam estranhas para o povo habituado a procurar Deus no trovão da tempestade, na pompa do templo, na magnificência dos sacrifícios cultuais. Isaías afirma, no entanto, que o justo dos novos tempos buscará Deus dentro de si mesmo!
Cristo irá acrescentar que nem em Garizim nem em Jerusalém, o Pai seria adorado, mas em espírito e verdade! E são estes que adoram em espírito e em verdade que agradam ao Pai.
A partir dessa busca de Deus na interioridade, os fiéis reconhecem que toda a história é história da salvação, ou seja, é Deus que conduz a história e não os jogos políticos, nem a violência dos poderosos. As imagens, nesse sentido, são muito expressivas. As pessoas são obrigadas a reconhecer que sem Deus não é possível fazer nada. Sem Deus, os esforços humanos são como as terríveis dores do parto que só geram o vento, o vazio e o nada. Sem Deus, qualquer empreendimento humano não passa de um aborto. Ou como dirá São Paulo: sem a graça sequer podemos pronunciar o nome de Jesus de forma proveitosa.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais