Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 10/12/2020

Quinta-feira 2a advento

Mt 11, 11-15 

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O evangelho de hoje tem uma frase muito difícil de interpretar: “o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam”.

Quem são esses violentos? Quem pode fazer violência a Deus?

Há várias interpretações desse versículo. Proponho duas interpretações que parecem contraditórias, mas que na realidade convergem.

Primeiramente, os que fazem violência ao Reino dos céus podem ser os que se opõem a Deus e ao Evangelho. São os lutam contra o Reino, tentando impedi-lo com a força das armas e da violência contra os cristãos. Assim os violentos são os inimigos de Deus e do Evangelho. Os inimigos de Deus continuam agindo no mundo: são os que se apoderam desonestamente das riquezas sem se importar com a miséria dos pobres. São os inimigos da Igreja que multiplicam as mentiras e a difamação.

Diante dos inimigos de Deus, os cristãos devem também ser violentos. Eles devem também fazer violência ao Reino dos céus, porém, de uma maneira totalmente diferente dos inimigos de Deus. Os cristãos nunca são violentos contra os outros; são violentos contra si mesmos, no sentido, de que se fazem grande esforço espiritual para entrar no Reino, para colocar em prática o Evangelho. De fato, para seguir Jesus, os cristãos fazem violência contra si mesmos, no sentido de que travam lutas interiores, fazem renúncias e grandes sacrifícios. Assim os cristãos lutam contra os violentos com uma santa violência.

Tempo do advento é tempo de conversão, ou seja, tempo de uma certa violência contra nós mesmos: tempo de corrigir nossas más tendências, de arrançar de nossa vida os vícios, de fazer renúncias para amar mais os outros.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: