Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 10/03/2022

Quinta-feira da 1ª semana da quaresma

Est 14,1.3-5.12.14

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura de hoje nos apresenta um modelo de oração em uma situação de angústia. Ester vive um momento de extrema angústia não somente por si mesma, mas principalmente pelo seu povo. Ela busca refúgio em Deus: “Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti”.

Ester aceita pôr em risco a si mesma em favor de seu povo, apresentando-se ao rei sem que tenha sido convocada para tanto. Ela é fraca e está só. Não tem outra arma a não ser a oração. Nessa situação ela suplica a Deus, recordando a vocação do seu povo e a história do passado, repleta de benefícios e dons divinos. Ela confia unicamente na bondade de Deus e não nos seus méritos, qualidades ou forças.

Muitas vezes, em nossa oração, nós nos baseamos em nossas qualidades e nos méritos que julgamos ter. Quando não temos nada disso, perdemos ânimo e pensamos que seja inútil rezar. Ora, a oração verdadeira é exatamente aquela em que nos dirigimos a Deus confiando unicamente na sua bondade. Por isso, quando nos apresentamos diante de Deus pobres e sem méritos, é exatamente nesse momento que estamos mais próximos de Deus.

A oração de Ester, além de estar fundada unicamente em Deus, a faz assumir sua responsabilidade. Ela poderia ter dito: “eu não sou nada, a situação está acima das minhas forças e, por isso não posso fazer nada. Deixo que Deus faça as coisas por mim”. Mas não foi essa a atitude de Ester. Ela confiou em Deus unicamente, mas não deixou de fazer o que tinha que ser feito: ir ao encontro do rei, mesmo com grande risco, para interceder em favor de seu povo e de si mesma. A oração não a impediu de assumir o grave perigo de se apresentar ao rei o seu pedido.

Que saibamos imitar a oração confiante e responsável de Ester neste tempo de conversão quaresma.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880