Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 09/06/2022

5a. feira da 10ª. Semana TC

1Rs 18,41-46

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O profeta Elias prega e atua em um período de seca e de calamidade. Nessa situação de calamidade provocada por uma estiagem longa, era comum organizar e convocar jejuns públicos em que o próprio rei tomava parte. A leitura de hoje começa com um convite do profeta Elias ao rei Acab: “Sobe, come e bebe, porque já ouço o ruído de chuva”. Esse convite de Elias ao rei Acab soa, portanto, como um convite para que ele cesse o jejum. Assim o alimento serve não só para marcar o fim do jejum, mas também para simbolizar a reconciliação com Deus.

Ao mesmo tempo em que rei Acab sobe para a sua casa para cessar o jejum, o profeta Elias sobe ao monte Carmelo para olhar os sinais das chuvas. Por sete vezes o seu servo, sobe ao cume do Carmelo para ver na direção do mar. Somente na sétima vez ele constata uma nuvem pequena que se aproxima. A partir disso, o céu se encheu de nuvens e a chuva caiu torrencialmente acabando com a terrível seca que se prolongava por anos.

Elias pregou em tempos de seca e estiagem. Mesmo vendo tudo seco à sua volta e as pessoas o sofrendo com as consequências da estiagem prolongada, Elias não perdeu a fé. O fato de mandar subir sete vezes para observar, revela essa fé perseverante de Elias em Deus e sua obediência. Ele nos dá um exemplo grandioso de perseverança e de fé em Deus. Mesmo que não haja sinais evidentes da realização das promessas divinas é preciso subir de novo para observar.

Que nós possamos em todos os momentos da vida, sobretudo quando atravessamos períodos de aridez e sofrimento, obedecer a Deus e nele confiar. Ele vem em nosso auxílio e nos socorre em nossa aflição, mesmo que tenhamos que subir 7 vezes no cume do monte para observar.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880