Comentário ao Evangelho – Quinta-feira 07/04/2022

Quinta-feira da 5a. Semana da Quaresma

Gn 17,3-9

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Deus fez uma aliança com Abrão. Nessa aliança não ocorre nenhuma ação: não há rito, nem sacrifício, nem diálogo. A aliança descrita na leitura de hoje é um fato transcendente. Somente Deus fala; somente Deus promete. A aliança consiste na manifestação de Deus a Abrão. A única coisa que Abrão faz é se prostrar por terra em silêncio e receber as promessas divinas.

A aliança de Deus com Abrão, porém, não está limitada a ele. Deus promete sua aliança para além de Abrão e de sua descendência. E para indicar que o patriarca está inteiramente em função do futuro povo que dele vai nascer, Deus muda nome de Abrão para Abraão. Esse novo nome significa “pai de uma multidão”. Dessa forma o novo nome é também uma promessa de fidelidade por parte de Deus ao povo nascido de Abraão.

Ouvir esse relato da Aliança com Abraão nos faz cair na conta de que nós também somos filhos de Abraão pela fé em Jesus Cristo.

Tempo de quaresma é tempo para tomarmos consciência da fidelidade de Deus ao seu povo. Deus é fiel, porque Ele é fiel prometido a nós por Jesus Cristo. Tempo de quaresma é tempo de conversão, porque, postos diante do amor fiel de Deus, somos interpelados a responder com amor fiel a Deus. Amor com amor se paga.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880