Quinta-feira da 27ª semana TC
Gl 3,1-5
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Sabemos que para São Paulo o erro dos gálatas era muito grave, porque estava relacionado com algo fundamental. Os gálatas queriam obter a salvação por meio das próprias obras e da observância da lei de Moisés. Paulo luta energicamente contra esse erro, que ameaça a toda a vida cristã e a nossa relação com Deus. O fundamento da salvação não são as obras mas a fé! Para receber o dom do Espírito é preciso receber; o Espírito Santo não é a recompensa das nossas obras, não é fruto de nossa conquista. O Espírito Santo é dom gratuito e não uma medalha que se conquista.
Evidentemente as obras são necessárias, mas o problema e pôr nelas o fundamento de nossa vida. Nossa vida não pode ter noutro fundamento a não ser Cristo e sua graça. As obras são consequência da fé; a fé não é consequência das obras. É somente na fé que nos tornamos capazes de realizar as obras de Deus. Não realizamos as obras por nossas forças, mas pela força da fé.
Nós também temos as mesmas tentações dos gálatas, ou seja, de pôr o fundamento da nossa salvação em nós mesmos; temos sempre a tentação de pensar o que nos salva é o nosso esforço e a nossa boa vontade. Não. Fundamento da nossa salvação é Cristo, é a fé em Cristo, é o dom gratuito do amor de Deus. Não somos os fabricantes de nossa própria santidade. Nossa santidade é graça de Deus.
Peçamos a graça de confiar em Deus, de pôr nele a nossa segurança, de receber de Deus a salvação.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais