Quinta-feira 31ª Semana TC
Lc 15, 1-10
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Os fariseus e doutores da lei criticam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. Falta aos fariseus e mestres da lei a pobreza espiritual. Eles acham que podem determinar quem pode ser salvo ou não. Eles se julgam donos da salvação! Pior do que isso: acham que sejam donos de Deus. Segundo eles, Deus não pode ser Deus dos pobres e dos pecadores. Por isso eles murmuram contra Jesus que acolhe pecadores. Acham que Jesus dá aos pecadores algo que lhes pertence exclusivamente e dos quais são proprietários.
Jesus faz com que eles compreendam que para ser de Deus e estar unido a Ele é preciso se abrir aos outros até mesmo aos que parecem mais distantes e indignos de Deus. Deus é generosidade sem limites; Ele cuida de todos; alegra-se com a salvação dos pecadores e se preocupa principalmente com os mais necessitados.
Quem é pobre em espírito deseja o mesmo que Deus deseja. Deseja o bem de todos, principalmente dos mais distanciados, quer partilhar com todos os dons que recebeu, sabendo que tais dons se multiplicam na medida em que são compartilhados.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais