Comentário ao Evangelho – Quarta-feira da 9a semana – 07.06.2023

Quarta-feira da 9a semana

Tb 3,1-11.16-17

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura de hoje constitui o ponto alto do livro de Tobias. Nela um homem, Tobit, e uma mulher, Sara, encontram-se submetidos a uma grande provação. Ambos sofrem tanto que pedem a Deus a morte. Mesmo que o objeto da oração seja o pedido da morte, tanto Tobit quanto Sara se dirigem a Deus confiantemente. Tendo atingido o auge da crise, Tobit e Sara se voltam para Deus com orações que foram recolhidas na leitura de hoje.

Uma leitura superficial das duas orações pode nos levar a ver em Tobit e em Sara atitudes desesperadas, pois ambos pedem a morte para se verem livres das suas tribulações. Mas na realidade ambas as orações deixam transparecer um profundo espírito de fé, humildade e obediência à vontade de Deus. Assim as palavras da oração de Tobit e Sara são mais um desafogo motivado pela confiança em Deus do que sinônimo de falta de fé.

Assim deve ser a oração cristã. As palavras de Tobit e de Sara não são um louvor resignado e simples. No entanto, por baixo das expressões de desespero está a esperança e a confiança em Deus. Apesar de toda dor e confusão, o que Tobit e Sara buscam é Deus. É principalmente quando sofrem que as pessoas se voltam para Deus ou, ao contrário, se desviam dEle; mas, em ambos os casos, elas se defrontam com seu mistério.

Assim Deus quer ser tratado pela pessoa que sofre: honradamente, numa busca trabalhosa, numa busca corajosa que não se entrega até o encontro que é dom de Deus. Isso é viver como verdadeiro servo.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: