Comentário ao Evangelho – Quarta-feira da 32ª semana do TC – 15 11 2023

Quarta-feira da 32ª semana do TC

Sb 6,1-11

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura de hoje tem grande atualidade para todos os que detém alguma responsabilidade sobre os outros. Com efeito, quando as nossas ações e decisões afetam somente a nós mesmos as consequências não se revestem de tanta responsabilidade. Quando as nossas decisões ultrapassam o âmbito privado e afetam outras pessoas e até a sociedade toda, a responsabilidade aumenta na mesma proporção. Por isso, o livro da Sabedoria afirma sem meias palavras: “o pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder. Para os poderosos, o julgamento será severo”.

Se os que governar e os dirigentes desejam se manter em pé a si mesmos e aos que por eles são dirigidos é necessário que se afastem da maldade, se dediquem à busca da sabedoria e, principalmente, tomem consciência das suas responsabilidades. Deus não é somente Senhor do povo, mas também dos seus governantes. E por isso, os governantes deverão prestar contas ao tribunal da própria consciência, das instâncias humanas e de Deus.

Todo poder dos governantes vem de Deus. Isso não significa absolutamente licença para abusar do poder. Exatamente o contrário, se o poder vem de Deus, os que detêm o poder deverão prestar contas de como exerceu tal poder.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: