Comentário ao Evangelho – Quarta-feira da 2ª Semana do TC – 18.01.2023

Quarta-feira da 2ª Semana do TC

Hb 7,1-3.15-17

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Quando os discípulos confessam que Jesus é rei, nada havia na tradição nem no AT que pudesse se opor a isso. Com efeito, Jesus é da descendência de Davi.

No entanto, quando se afirma que Jesus é Sumo Sacerdote, surge espontânea a objeção: Jesus é da tribo de Judá, não da de Levi! Por isso não podemos afirmar que Jesus seja sacerdote.

No AT, o sacerdócio dependia da pertença a uma família sacerdotal. Assim a genealogia era decisiva. Os sacerdotes do AT eram descendentes de Aarão, de Finéias, de Sadoc. Ora Jesus não tinha em sua genealogia nenhum desses ancestrais.

Com São Paulo responde a essa objeção?

Para afirmar que Jesus é o sumo Sacerdote, São Paulo não recorre ao sacerdócio pagão, mas busca no próprio AT um sacerdócio de uma outra ordem, distinta da ordem de Aarão. Encontra assim a figura sacerdotal de Melquisedec. Ele se apresenta sem genealogia israelita. É também apresentado superior aos descendentes de Abraão, uma vez que este lhe entregou o dízimo de tudo.

Assim é Jesus: não é da ordem de Aarão, mas sacerdote segundo a ordem de Melquisedec; é superior ao sacerdócio aaronita.

Lendo a Carta aos Hebreus surge com frequência uma pergunta: Jesus é sacerdote à semelhança de Melquisedec, ou é Melquisedec que é semelhante a Jesus. Quem é o modelo de quem: é Jesus o modelo do sacerdócio, inclusive o de Melquisedec? ou é Melquisedec que é o modelo, inclusive o de Jesus?

Na verdade, no texto de Hebreu estão presentes as duas perspectivas. De um lado, se diz que um outro sacerdote, que é Jesus, surgiu à semelhança de Melquisedec. O Salmo citado também afirma isso: “tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec”.

Por outro lado, na leitura de hoje, São Paulo afirma que Melquisedec foi feito à imagem de Jesus: “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida, ele (Melquisedec) se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre”. Nesse sentido, São Paulo reconhece que Cristo foi prefigurado no AT pela figura de Melquisedec. No sacerdote eminente e misterioso Melquisedec, São Paulo vê a imagem de Cristo ressuscitado.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: