Quarta-feira da 11ª Semana TC
2Cor 9,6-11
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Paulo afirma: “Deus ama quem dá com alegria”. Talvez seja este um dos versículos mais manipulados da Bíblia. Quantas vezes ele é manipulado para motivar doações em dinheiro para a Igreja. Não que isso seja proibido e necessário. Os fiéis cristãos devem participar da vida e do sustento da Igreja também com doações em dinheiro.
Infelizmente essa afirmação de Paulo é simplesmente tirada de seu contexto. Paulo motiva os coríntios a fazerem doações para os cristãos pobres de Jerusalém. A generosidade que Paulo pede aos coríntios tem, portanto, uma finalidade concreta: ir em socorro dos cristãos pobres de Jerusalém.
Tendo isso em mente, podemos entender as razões que Paulo vai acumulando para despertar a consciência dos coríntios e para que eles mesmos encontrem bons motivos para se decidirem livremente a algo de que tinham obrigação de fazer.
É importante prestar atenção ao que Paulo escreve: “Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça”. O objetivo da coleta não é só ajudar os pobres, mas também enriquecer os coríntios da graça de Deus. De fato, Deus é fonte dos bens materiais e, partilhando esses bens com os necessitados, Deus enriquece o doador com os bens espirituais.
Somente a fé nos faz ver a generosidade com tal profundidade.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais