Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 31/08/2022

4ªf. da 22ª semana TC

1Cor 3,1-9

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Paulo adverte os fiéis de Corinto porque eles estão agindo como crianças e não como adultos na fé. Prova dessa imaturidade é o culto da personalidade. Os cristãos de Corinto se tornaram “fans” dos pregadores do Evangelho prejudicando o próprio Evangelho. “Vós sois ainda carnais. As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois ainda carnais? Quando um declara: ‘Eu sou de Paulo’, e outro: ‘Eu sou de Apolo’, não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais?” A imaturidade dos coríntios se manifesta nessas reações de inveja, discórdia, divisão, rivalidade por motivos superficiais.

Os fiéis de Corinto começaram a formar grupos de seguidores de Paulo e de Apolo que se rivalizavam entre si. Isso tudo dificultava a própria Evangelização, uma vez que nem Paulo tampouco Apolo desejavam atrair as pessoas a si mesmos mas somente a Jesus Cristo. Paulo ensina que não se deve condicionar a fé à preferência por um pregador.

É, de fato, uma grande imaturidade se apegar aos instrumentos de Deus em vez de se apegar ao próprio Senhor; é ridículo escolher o servidor em detrimento da escolha do Senhor; é absurdo eleger o acessório em lugar do essencial: “O que é Apolo? O que é Paulo? Não passam de servidores, segundo o dom recebido de Deus. Eu plantei, Apolo regou, mas é Deus que fazia crescer. De modo que nem o que planta, nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880