Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 30ª TC – 26/10/2022

Quarta-feira 30ª TC

Ef 6,1-9

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Depois de falar da relação esposo e esposa, São Paulo fala da relação pais e filhos. Os filhos devem obedecer aos pais com a condição de ser uma obediência “no Senhor”. Os pais não são senhores absolutos dos filhos, pois tantos os pais quanto os filhos devem obedecer a Deus. Nesse sentido, Paulo exorta os pais: “Vós, pais, não revolteis vossos filhos contra vós, mas, para educa-los, recorrei à disciplina e aos conselhos que vem do Senhor”. De novo Paulo insiste que a disciplina e os conselhos não vêm dos pais, mas do Senhor.

A exortação de Paulo aos escravos segue a mesma linha. “Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e temor, de coração sincero, como a Cristo, não para servir aos olhos, como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo que se apressam em fazer a vontade de Deus”. Observemos com atenção. O decisivo e o importante na relação do escravo aos senhores deste mundo é servir a Cristo e fazer a vontade de Deus. O importante não é agradar aos homens, mas a Deus.

E o mesmo vale para os senhores deste mundo. Os escravos não são sua propriedade, e também os senhores são escravos de Deus. Da mesma forma como os escravos obedecem, assim os patrões devem obedecer a Deus e servi-Lo. Os patrões não são Deus, e o único senhorio é o de Cristo. O escravo só está obrigado à obediência somente se, através do patrão, obedecer a Cristo. O patrão deve se comportar com o seu escravo de tal forma que, ao lhe ser obediente, obedece a Deus.

Assim tanto o patrão quanto o escravo são servos de Cristo, e ambos devem obedecer-lhe. Tanto o patrão quanto o escravo são propriedade de Cristo e cada qual receberá de Cristo a recompensa segundo a sua obediência a Cristo.

A fé em Cristo como único Senhor altera e transforma profundamente a relação escravo-senhor, ainda que a estrutura social seja imediatamente transformada. Nesse sentido, a leitura de hoje continua sendo um chamado poderoso e exigente à conversão de nossa sociedade desigual, dividida em classes sociais.

Se a nossa sociedade seguisse os conselhos de Paulo até o fim ela seria bem melhor e não haveria tanta opressão e desigualdades.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: