Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 30/12/2020

6o dia da Oitava do Natal

Lc 2, 36-40

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Estamos no final do ano e a figura da profetisa Ana é muito significativa para esse fato.

Ana é uma mulher muito avançada em idade. Ele tinha 84 anos (84 é o produto da multiplicação 12X7: número bíblico perfeito). Depois de 7 anos de casamento ela permanecia no templo servindo Deus de dia e de noite com jejuns e orações. Por isso tudo ela pôde estar presente quando Maria e José trouxeram o menino Jesus ao templo. Ela então prorrompe em um canto de louvor a Deus e fala do menino a todos os que esperavam a consolação de Israel.

Podemos comparar a profetisa Ana com no ano que termina. O nosso ano já está muito velho e, como Ana, está no fim de seus dias. Mas o nosso ano termina com o Natal, assim como Ana, no final de sua existência, se encontro com o salvador. O nosso ano está terminando com o encontro com o Senhor…

E esse encontro com Jesus é tão belo que faz valer a pena todos os sacrifícios deste ano. Tudo o que fizemos de bom, todas as iniciativas de bem encontram em Jesus o seu sentido e a sua realização. Valeu a pena este ano. Apesar de nossos erros e pecados, apesar de nossa infidelidade e de nossa resistência a Deus, terminamos este ano com o Natal do Senhor. E é esse encontro com a misericórdia de Deus que nos consola e nos cura.

Aprendemos assim quanto mais fiel for a nossa preparação para o encontro com Jesus, mas este encontro nos alegra e nos realiza.

Aprendamos do Natal a necessidade de viver bem o ano que se aproxima para, no seu final, termos a felicidade de um encontro pessoal com Jesus.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais