Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 27/10/2021

Quarta-feira 30ª TC

Lc 13, 22-30

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O evangelho de hoje dá a impressão de ser muito severo. Jesus não responde à pergunta: “é verdade que são poucos o que se salvam?” Jesus não diz se são muitos ou se são poucos. Ele exorta: “Fazei todo o esforço possível para entrar pela porta estreita”. Por que Jesus não responde à pergunta?

Não responde por uma preocupação de amor. Perguntar se são poucos os que se salvam, nos coloca em um plano teórico de especulação: são muitos ou são poucos?

Jesus não quer que nós fiquemos somente no plano teórico de quem observa as coisas de longe. Não! A salvação é algo que nos diz respeito em primeira pessoa! Não é uma questão teórica! A salvação envolve a nossa vida eterna ou a nossa perdição definitiva!

Jesus quer nos colocar em movimento em direção do amor de Deus. É preciso passar pela porta estreita para entrar no amor de Deus. É preciso que nos esforcemos em entrar e nos engajar no plano de salvação de Deus. A salvação é um projeto que exige nosso envolvimento pessoal. Por isso não devemos nos preocupar se são muitos ou são poucos os que se salvam, mas nos empenhar de verdade em fazer a vontade de Deus.

Se Jesus tivesse respondido que são muitos os que se salvam, isso poderia nos levar à tranquilidade ociosa. Se são muitos, não é preciso levar muito a sério esse negócio de “salvação”.

Se Jesus tivesse confirmado que são poucos os que se salvam, isso poderia nos levar ao desânimo e à falta de confiança na generosidade de Deus.

Jesus não deseja que caiamos nem na presunção da salvação tampouco no desespero da salvação. Esses são dois pecados contra a esperança. O que Jesus deseja é acender o fogo do amor para que possamos corresponder com todas as forças ao amor de Deus.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880