Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 24a semana TC = 20.09.2023

Quarta-feira 24a semana TC

1Tm 3,14-16

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Paulo fala da Igreja como “casa de Deus”. A Igreja é “Casa” no sentido de lar e não de construção, é casa não no sentido de edificação, mas no sentido de ambiente vital e humano. Com efeito, na época de Paulo não havia templos públicos que servissem de lugares de culto, como temos hoje. Assim, no tempo de Paulo, quando se falava de “Igreja”, os cristãos não pensavam tanto no “prédio” mas na “casa”.

Paulo ainda afirma que a Igreja é coluna e fundamento da verdade. A verdade é mantida em pé porque é sustentada pela Igreja, assim como uma coluna sustenta o templo. Mais do que verdade abstrata, a Verdade é uma realidade histórica, presente em um homem concreto: Jesus.

Esse é também o sentido da palavra “mistério”. O Mistério da piedade é Jesus: Ele foi “manifestado na carne, foi justificado no Espírito, contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória”.

Jesus, apesar de ser carne, viveu sempre revestido do Espírito, ou seja, na presença de Deus. Carne significa o homem todo na sua condição mortal, e espírito significa o homem todo assumido pela realidade sobrenatural que o eleva acima de todos. Assim Jesus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, foi “contemplado pelos anjos, pregado às nações, acreditado no mundo, exaltado na glória”. O “mistério da piedade” é Jesus em sua trajetória histórica que inclui vários acontecimentos históricos.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: