Quarta-feira da 5a. Semana da Quaresma
Jo 8, 31-42
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Jesus nos fala da verdadeira liberdade. Fala também que para ser livre de verdade é preciso obedecer a Deus no mais profundo do coração.
Os inimigos de Jesus não são fiéis a Deus: o coração deles escuta uma outra voz, que é a voz do diabo. Assim o pai deles é o diabo. De fato, os inimigos querem matar Jesus, não porque tenha feito algo errado, mas porque Jesus diz a verdade, e eles não suportam a verdade. A verdade é para eles incômoda porque desmascara a suas obras más e as suas intenções malvadas.
Jesus diz: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão!”. Devemos fazer as obras do Pai para sermos realmente seus filhos. Para isso não basta sermos batizados, é necessário viver o batismo! É preciso crescer como verdadeiros filhos de Deus, escutando a sua Palavra e deixando que ela lance raízes em nosso coração. É necessário deixar que ela tome pouco a pouco a nossa vida.
Assim perseverando na fidelidade à Palavra, nós seremos realmente livres. O Filho nos torna livres: livres do pecado que nos escraviza, nos liberta da inveja que nos separa dos outros, nos livra da preguiça e do orgulho que nos paralisam.
A liberdade cristã não somente nos liberta do pecado, ela nos faz livres para produzir os frutos do Espírito: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a benevolência, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio de si. A liberdade de Cristo é “liberdade de” e “liberdade para”.
Só é livre de verdade quem rejeita a mentira. Somos bombardeados constantemente por mentiras disfarçadas de verdade, meias verdades sedutoras, ideologias de plantão, que escravizam nosso coração. Precisamos ser livres da mentira!
A verdade não é uma teoria, é uma pessoa. E o nome da verdade é Jesus, caminho verdadeiro para a vida. Quem encontra Jesus e se torna seu seguidor, o seu discípulo, encontrou a verdade. Mas nós sabemos em quem colocamos a nossa confiança. Ao receber Jesus, somo livres para amar.
Nesta quaresma, procuremos pedir essa liberdade a Jesus. Que ele nos dê o seu Espírito para sermos realmente livres.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais