Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 23/02/2022

Quarta-feira da 7ª Semana TC

Tg 4,13-17

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Hoje temos o costume de acrescentar aos projetos que fazemos um “se Deus quiser”. Esse modo de falar do amanhã tem sua origem no que S. Tiago nos ensina na leitura de hoje. “Vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro! No entanto, não sabeis nem mesmo o que será de vossa vida amanhã!

Pensarmos que dispomos absolutamente do futuro é arrogância e fanfarronice. A certeza petulante com que planejamos nossos negócios futuros não é uma atitude cristã. A pessoa que pensa ter em seu poder o benefício a ser obtido e o tempo a ser investido não compreende que a nossa vida é incerta e frágil: “na passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece”. Em vez de achar que temos poder total sobre o nosso futuro e os projetos que vamos realizar é melhor acrescentar a tudo isso “se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”.

Com efeito, sabemos por experiência que os projetos podem fracassar, que o amanhã pode não amanhecer para nós, que o que foi pormenorizadamente preparado pode não se realizar. A comparação da vida humana com a neblina deve nos levar a reconhecer essa verdade sobre os nossos projetos futuros.

O cristão sabe que para que os projetos humanos tenham fundamento sólido é preciso que eles estejam alicerçados na vontade de Deus, o “se Deus quiser”.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880