Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 22/06/2022

Quarta-feira da 12ª Semana do TC

2Rs 22,8-13;23,1-3

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A descoberta do livro da Lei no templo de Jerusalém e sua leitura provocaram no rei Josias uma forte reação. Lendo o livro, o rei toma consciência de que a situação presente de Jerusalém e de Judá é o castigo enviado pela cólera de Deus. Aos ouvidos do rei, o livro da Lei soa como uma voz profética, denunciando delitos acumulados em gerações que agora pesam sobre a geração presente. Por isso, a reação do rei é a de fazer uma ampla reforma religiosa e social a fim de obedecer ao que estava escrito no livro da Lei.

Para além da questão histórica, a leitura nos mostra como ser guiados por Deus e desejar que Ele nos guie é, na verdade, viver a liberdade plena. Muitos temem a vontade de Deus como algo opressor e forçado. Deus, porém, é amor e misericórdia e sua vontade é sempre uma vontade de amor.

O Rei Josias e o povo constataram que os seus pais não tinham seguido a vontade de Deus. Para reagir a essa infidelidade das gerações passadas, o rei e o povo prometem observar todos os mandamentos do Senhor “de todo o coração e de toda alma”.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe: