Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 20/04/2022

Quarta-feira na oitava da páscoa

At 3,1-10

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Os apóstolos Pedro e João continuavam vinculados espiritualmente ao templo, por isso eles subiram para lá às 15:00. Segundo os costumes judaicos havia no templo dois momentos fixos para o culto público, um de manhã e outro de tarde. O da tarde, das 15h, coincidia com o sacrifício diário do cordeiro no altar situado diante do templo de Jerusalém. Assim, os judeus à essa hora interrompiam as suas ocupações para se unirem ao sacrifício do cordeiro no templo. Os que podiam iam pessoalmente ao lugar do sacrifício. Foi o que fizeram Pedro e João.

Chegando ao templo, se depararam com um aleijado que vivia de esmolas. Para o aleijado o templo nada mais era do que o lugar de onde ele podia tirar a sua subsistência diária, uma vez que a esmola era muito recomendada pela Escritura. Assim o aleijado se valia das ofertas dadas pelas pessoas religiosas que consideravam a esmola equivalente à oração.

Pedro e João vão romper esse esquema, fazendo com que o templo represente para o aleijado mais do que um lugar de esmolas. Pedro convida o aleijado a olhar para eles. O olhar recíproco exprime e provoca expectativas opostas: no aleijado o olhar é rotineiro e espera a esmola; em Pedro e João o olhar comunica confiança no poder de Cristo.

Antes de curar o aleijado, Pedro confessa a sua pobreza extrema; nem sequer uns trocados ele possui. Mas essa pobreza é exatamente o que o faz rico. Por isso ele pode invocar o nome de Jesus: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!” Pedro não dá esmola. Ele dá Cristo ao aleijado. Essa é sua riqueza com a qual enriquece o aleijado.

Sejamos como Pedro e João: sejamos ricos de Cristo! Façamos como Pedro e João: levemos Cristo a todos os que encontramos em aflição e em sofrimentos.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: