Quarta-feira da 29ª Semana do TC
Ef 3,2-12
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Para sermos realmente fiéis a Deus é preciso meditar sempre na grandeza da nossa vocação; é preciso cultivar assombro e admiração pela generosidade de Deus em nosso favor; é preciso pensar não tanto nos deveres, mas sobretudo na graça que nos foi dada por Deus.
Paulo medita na sua vocação, e a sua alma se enche de alegria e gratidão: “Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo”. São Paulo tem consciência de sua pequenez e indignidade. Reconhece-se o menor de todos e a constatação de que Deus lhe deu a “graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo” o enche de gratidão e entusiasmo. Ele, assim, considera todas as fadigas e canseiras como ínfimas em relação à grandeza da mensagem que lhe foi confiada. Por isso, mesmo em meio a grandes provações, sua alegria é plena e autêntica.
Aprendemos de Paulo como é importante cairmos na conta da grandeza da graça que nos foi dada para podermos viver como cristãos. Se nós só pensarmos nas nossas obrigações e deveres, sentiremos a vida como um peso e uma fadiga; sentiremos como que uma espécie de desgosto e de tédio. Se, ao contrário, nos deixarmos iluminar pela graça do Evangelho e pelo esplendor de Cristo, a nossa alegria será maior e a nossa generosidade de alargará.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais