Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 18/08/2021

4ª feira da 20ª Semana TC

Mt 20, 1-16a

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros. Com essa afirmação paradoxal, Jesus quer se opor à nossa mentalidade errada de meritocracia! Meritocracia funciona e deve funcionar no campo do trabalho. Meritocracia não funciona na nossa relação com Deus. Diante de Deus ninguém pode invocar os seus próprios méritos. Deus não é nosso devedor!

A parábola dos trabalhadores da vinha destrói, na figura autoritária do dono da vinha, que não respeita a meritocracia, a nossa pretensão de fazer de Deus nosso devedor. Nossa relação com Deus não é como a de um plano de fidelidade: vamos acumulando pontos com Deus até termos o suficiente para poder trocá-los por uma recompensa desejada.

Diante de Deus não devemos ter esse comportamento dos trabalhadores da primeira hora: eles se consideram superiores porque acham que merecem mais do que outros. Se isso funciona na vida de trabalho, não funciona na vida de fé. Os trabalhadores da primeira hora são como Jonas que fica irritado com Deus porque Ele é lento para a ira e misericordioso com os inimigos. Os trabalhadores da primeira hora são como Paulo, antes da conversão, que se julgava justo e cumpridor da lei. São como o filho mais velho que tem raiva do pai que não se alegra com a vida e a conversão do irmão mais novo.

Devemos ser humildes como os trabalhadores da última hora que sabem que não merecem o salário integral, mas que se surpreendem com a generosidade do dono da vinha. O que recebemos de Deus não é proporcional ao que merecemos. Deus não segue a regra da meritocracia para conosco! Ainda bem!

Então não vale a pena ser trabalhador da primeira hora? Claro que vale! O que não devemos ter é a mentalidade de trabalhador da primeira hora. Sejamos nós dedicados e generosos trabalhadores da primeira hora com a mentalidade humilde e agradecida dos trabalhadores da última hora.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: