Quarta-feira da 4ª Semana da Quaresma
Jo 5, 17-30
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
No profeta Isaías, Deus, falando de seu Servo, diz: “Eu te estabeleci como aliança para o povo”. O evangelho de João nos faz ver que para estarmos unidos a Deus devemos absolutamente passar por Jesus: há um contínuo paralelismo entre a relação de Jesus com Deus e a relação nossa com Jesus. Para poder entrar em relação com Deus é necessário passar por Jesus, porque Ele e o Pai estão unidos; são um.
Desta forma Jesus é a aliança para o povo. Não podemos achar que conhecemos a vontade de Deus sozinhos: é Jesus que a revela. Não podemos achar que para guardar a palavra do Pai só com nossas forças. É através de Jesus que ela vem a nós: “Como eu observo a palavra do Pai e permaneço no seu amor, assim quem observa a minha palavra permanece no meu amor”. “Como o Pai me amou e eu vivo pelo Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por mim”.
Jesus é verdadeiramente aquele no qual nós encontramos o Pai. É também aquele no qual nós encontramos os irmãos: não podemos amá-los realmente a não ser em Jesus. Esta é a condição para amar de verdade: amar os outros em Jesus.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais