Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 16/06/2021

Quarta-feira da 11ª Semana TC

Mt 6, 1-6.16-18

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Jesus conhece o coração do homem. Sabe que, quando fazemos o bem somos tentados imediatamente à autocomplacência, a buscar uma satisfação egoísta de amor próprio. Em sua linguagem muito concreta, Jesus nos alerta e nos convida a lutar contra esse comportamento. Trata-se, no fim das contas, em escolher entre buscar a recompensa do amor próprio e do egoísmo ou de procurar sempre agradar o Pai que está no céu.

Jesus quer que nos esqueçamos de nós mesmos, que não busquemos nossa vantagem pessoal para viver em comunhão com o Pai celeste e de encontrar nEle a nossa recompensa.

Jesus usa uma linguagem vivaz e muito concreta para explicar que devemos ter retidão de intenção. É comum que a gente fale lançando mão de conceitos abstratos. Jesus, porém, usa uma linguagem visual e imaginativa que chega até mesmo a ser exagerada.

Quando deres esmola não toques a trombeta diante de ti! Outra expressão claramente exagerada e visual é esta: não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita.

Trata-se de uma linguagem imaginativa. As duas mãos são personificadas como se fossem duas pessoas que estão lado a lado, e uma não deve saber o que a outra faz. O que Jesus ensina com isso é que quando fazemos o bem é preciso que nós mesmos não fiquemos sabendo o que fizemos para não cair na vanglória. O mesmo vale para as outras imagens da pregação de Jesus: não façais como os hipócritas que gostam de rezar em pé para serem vistos pelos homens… quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai que está oculto…

Jesus nos alerta contra a tentação da vaidade e do amor próprio. Realizamos muitos gestos bonitos de religião e de solidariedade, mas nisso só buscamos o nosso interesse, o de ter uma boa imagem diante dos outros ou se sentir bem e recompensado pelo fato de nos julgarmos bons. Para evitar isso, Jesus nos exorta a buscar o Pai.

Agradeçamos a Jesus pelos seus preciosos ensinamentos e também a forma concreta com que eles nos fala.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880