Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 15/12/2021

4ªf. da 3ª Semana do Advento

Lc 7, 19-23

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A pergunta que João faz a Jesus através dos seus discípulos condensa a expectativa de toda a história de Israel, de todos os profetas que anunciaram a vida do Messias, de todo o Antigo Testamento. És tu aquele que há de vir, ou devemos espera outro? Depois de tantos anos, de tantos profetas, de tanto sofrimento e esperança, de tantas e idas e vindas da história da salvação, a pergunta de João Batista exprime a angústia e a esperança: será que chegou a salvação, ou Jesus é apenas mais um elo na longa cadeia de preparação para a salvação definitiva?

Na pergunta de João Batista ressoa também a nossa pergunta: será que vale a pena seguir Cristo? Será que a aposta da minha fé se revelará uma grande ilusão, ou tenho a segurança fundada de que não serei enganado?

Jesus dá como resposta a João Batista e a nós: “cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres é anunciado o Evangelho”. Jesus não veio para realizar as esperanças triunfalistas de independência nacional e de domínio sobre outros povos. Ele veio para curar os doentes, libertar os possessos e proclamar a boa nova aos pobres.

É preciso deixar Cristo ser Cristo! Não sou eu que devo ensinar com Jesus deve salvar o mundo e a mim. É preciso aceitar o Messias como ele se apresenta em Jesus morto e ressuscitado.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: