Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 13/10/2021

Quarta-feira da 28ª semana TC

Lc 11, 42-46: Anunciar o amor e a justiça!

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Os fariseus e os doutores da lei parecem ser pessoas muito preocupadas com o cumprimento de normas e também com a perfeição dos outros, mas não se preocupam minimamente com o compromisso interior com as mesmas normas e perfeição.

Jesus critica os fariseus por causa da hipocrisia: eles parecem ter uma vida piedosa e santa, mas, por baixo da aparência bonita, está uma vida cheia de corrupção e de pecado. Transformaram a religião em um espetáculo visível, esquecendo o que é mais importante, ou seja, o amor e a justiça.

É preciso que fique claro, na Escritura “justiça” e “amor” são equivalentes. Tanto a justiça quanto o amor estão relacionados ao mistério de Deus que quis estabelecer aliança com o seu povo na justiça e no amor. Assim, Deus é justo amando e perdoando o seu povo. O povo é justo recebendo o amor salvador de Deus e traduzindo-o na vida e nas relações concretas com as pessoas.

Jesus também critica duramente os doutores da lei, pois eles tinham desumanizado os antigos mandamentos de Deus, convertendo-os num peso insuportável de carregar. Conseguiram assim fazer com que a religião se tornasse num conjunto de regras e fizeram de Deus um juiz e um fiscal odioso. Pior ainda, exigindo dos outros perfeição, consideram-se isentos das obrigações impostas aos outros.

Não somos cristãos para anunciar uma religião feita somente de exterioridade e de legalismo. Como discípulos missionários somos enviados para partilhar com todos o tesouro do encontro com Cristo.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compatinhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp