Comentário ao Evangelho – Quarta-Feira 13/05/2020

5ª Semana da Páscoa – ANO A

Jo 15, 1-8

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim… Sem mim nada podeis fazer”.

Você já viu uma videira? Sabe distinguir onde começa o tronco e onde os ramos? Assim como a videira é uma só, tronco e ramos, assim também a nossa união com Cristo. Formamos com Ele um só. Não é uma unidade de justaposição. É uma unidade orgânica: o todo está nas partes e as partes estão no todo. São Paulo falará dessa unidade de Cristo conosco usando uma outra imagem: a imagem da cabeça e dos membros. Assim é a nossa relação com Cristo.

Essa unidade orgânica é o que permite os frutos da salvação. Voltemos à imagem da videira: a uva é fruto do tronco ou dos ramos? É do tronco e do ramo! O ramo não pode produzir nada separado da videira. O fruto é produzido pelo ramo, na medida em que faz parte da videira. O fruto revela a vitalidade do ramo. Se o ramo se separa da videira, ele seca e não dá fruto.

Assim somos nós cristãos: só temos a vida cristã na medida em que estamos em comunhão com Cristo. A fonte de nossa vida é Jesus. Sem ele a vida não está em nós e por isso não poderemos realizar ações cristãs.

Procurar outra fonte de vida, que não seja Cristo, é se separar da videira e, por isso, perder a vida. Nós não podemos procurar a vida em outras fontes a não ser Cristo. É evidente que ninguém deve ser cristão contra a própria vontade, mas o procurar uma fonte de vida fora de Cristo significa fazer a opção de se separar pouco a pouco da videira.

Por isso devemos evitar a superstição, o horóscopo, as adivinhações, a comunicação com os mortos, a magia, as amarrações ou desamarrações. Todas essas práticas são formas de pecado contra a fé, que nos separam da videira que é Cristo.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880