Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 13/04/2022

Quarta-feira Santa

Is 50,4-9

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Passo a passo os Cânticos do Servo de Deus vão nos conduzindo até Jesus. Ouvimos na leitura o Terceiro Cântico do Servo Sofredor. De fato, as palavras do Servo de Deus nos fazem pensar intuitiva e naturalmente a Jesus diante de Pôncio Pilatos: “Apresentei as costas aos que me feriam, e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos insultos e dos escarros”.

Como o Servo, Jesus ouve sempre o Pai e lhe obedece. Nada ensina que não tenha recebido do Pai: “O Senhor me deu língua de discípulo para que eu saiba ajudar com uma palavra quem está cansado”. Parece até que ouvimos uma antecipação do convite de Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).

Como o Servo, Jesus é aquele de desde o amanhecer está atento à voz do Pai: Ele é a fonte da sua sabedoria e inspiração: “Toda manhã ele me desperta e abre meus ouvidos para que eu ouça como um discípulo. O Senhor abriu-me os ouvidos e eu não fui rebelde, nem recuei”.

Todos acusam o Servo de Deus, assim como farão com Jesus. E Jesus, como o Servo, se não rebelará contra as humilhações nem contra o julgamento injusto. Para muitos a não resistência às injúrias será tomada como confissão de culpa, mas, na realidade, se trata de confiança e abandono nas mãos de Deus. Como o Servo de Deus, Jesus foi julgado injustamente, mas Deus, no fim das contas, o justificou ressuscitando-o dos mortos. Esse é o sentido profundo da confissão do Servo de Deus: “O Senhor Deus é quem me ajuda: por isso não fiquei envergonhado. Está perto aquele que me justifica: quem vai demandar contra mim? Vede, o Senhor Deus é quem me ajuda: quem me condenará?

Estamos na Semana Santa, tempo para estarmos ao lado de Jesus, do Servo a quem Deus instrui e envia para ser a luz das nações.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880