Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 11/05/2022

Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa

At 12,24-13,5

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura de hoje descreve um acontecimento extraordinário: a organização oficial da missão evangelizado e o envio de Barnabé e Paulo como missionários. Eles foram enviados para Selêucia e daí foram para Chipre, Salamina, Antioquia da Pisídia, Icônio, Litra, Derbe, Atália e, por fim, retornaram a Antioquia. É a primeira viagem apostólica de um total de três. Essa primeira viagem apostólica inaugura nova etapa da expansão do Evangelho no mundo. Todas as três começam e terminam na Igreja de Antioquia. Em todas as três, os missionários se dirigem primeiramente aos judeus e depois aos pagãos.

A primeira viagem apostólica não é um projeto da Igreja ou de Paulo e Barnabé. É fruto e iniciativa do Espírito Santo. Até esse momento a missão era levada adiante por missionários anônimos. Agora se organiza uma grande missão. A iniciativa dessa grande missão é do Espírito Santo que move os membros da Igreja de Antioquia na decisão e no consequente planejamento.

Foi o Espírito Santo que ordenou: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. Na linguagem da Bíblia “separar” significa reservar e consagrar para um serviço. Barnabé e Saulo são assim consagrados para a obra da evangelização. A ordem do Espírito Santo, porém, inclui que a Igreja deve fazer tal consagração, por isso, os dirigentes da Igreja jejuam, rezam e impõem as mãos sobre Barnabé e Saulo. A imposição das mãos na Bíblia sempre significou e realizou a transmissão de um dom de quem impõe para aquele sobre o qual são impostas as mãos. Além disso, a imposição das mãos estabelece a solidariedade e a identificação entre quem impõe e aquele sobre quem são impostas as mãos. Com a imposição das mãos Barnabé e Saulo recebem do dom do Espírito para evangelizar e se tornam os representantes oficiais e carismáticos da Igreja.

Rendamos graças a Deus pelos missionários que nos transmitiram a fé.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880