Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 09/03/2022

Quarta-feira da 1ª semana da quaresma

Jn 3,1-10

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Jonas foi enviado a Nínive, a capital do Império Assírio para pregar a necessidade de conversão. O anúncio é muito simples e essencial. Jonas só precisa pregar: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. Eram necessários três dias para percorrer a cidade, mas já no primeiro dia é surpreendente e quase inacreditável a reação dos ninivitas. Conforme o relato, “os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o inferior ao superior”. Até mesmo o rei, ao ouvir a pregação de Jonas, se levanta do trono e faz a mais rigorosa penitência. E não só. Ordena também que todos façam penitência, inclusive os animais: “Homens e animais bovinos e ovinos, não provarão nada! Não comerão e não beberão água. Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.” É uma conversão tão inesperada quanto espetacular pois o povo de Nínive compreende e põe em prática o que o povo eleito nunca conseguiu compreender, ou seja, que a penitência exterior tem que ser feita juntamente com a conversão interior e a mudança de vida.

As palavras do rei ninivita confirmam isso: “Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar a sua ira, e assim não venhamos a perecer”. Os ninivitas compreenderam que Deus ameaça exatamente para que não aconteça o que ameaça.

O que acontece no fim é que “Deus viu as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez”.

No fim das contas a leitura fala da vitória do amor de Deus sobre a malícia do homem. Esse triunfo sobre a maldade humana, não depende, no entanto, de prática penitenciais vazias e puramente exteriores, mas da verdadeira conversão do coração, da mudança efetiva da vida.

Que nesta quaresma, sigamos o exemplo da conversão dos ninivitas.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880