Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 06/04/2022

Quarta-feira da 5a. Semana da Quaresma

Dn 3,14-20.24.49.91-19.95

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

A leitura de hoje nos fala da liberdade. Os três jovens na fornalha são um exemplo magnífico de liberdade. Eles refutam com firmeza adorar o poder real. Ainda que o rei os persiga e os jogue na fornalha ardente, eles se mantêm firme na recusa de adorar o ídolo do poder.

Nabucodonosor chega até mesmo a desafiar: “Qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?”. A resposta deles é corajosa: “Não há necessidade de te respondermos sobre isto: se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei”. Este gesto de grande liberdade enfurece o rei, que os condena a um suplício terrível: a de serem amarrados e jogados vivos na fornalha acesa sete vezes mais quente do que o normal.

Aparentemente os jovens não são mais livres: estão amarrados e são jogados no fogo. Mas eis que Deus os liberta milagrosamente do suplício. É o que constata Nabucodonosor: “Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio do fogo? Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal. Um dos que andavam livremente no meio do fogo era um anjo enviado por Deus para libertar os três jovens.

Esse episódio nos ensina que se formos fiéis a Deus, seremos libertados nos momentos de dificuldade, de perseguição e até mesmo do cárcere. Mesmo em meio às tribulações, estaremos felizes e cheios de alegria.

Os jovens na fornalha ardente cantam os louvores a Deus. Cantam porque estão livres e se sentem livres, graças à vitória que Deus dá aos que o amam e lhe são fiéis. Ser livre é a nossa vocação. Ela nos foi dada por Deus mediante a morte e ressurreição de Jesus. Peçamos ao Senhor essa maravilhosa liberdade que é liberdade do pecado.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880