Comentário ao Evangelho – Quarta-feira 05/05/2021

Quarta-feira 5ª semana da Páscoa

Jo 15, 1-8

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Os viticultores sabem que a videira é uma planta que requer muitos cuidados. Essa imagem é, portanto, apta para falar dos cuidados que Deus tem com o seu povo. Foi o que ele fez no AT (Is 5; Jr 2,21).

Jesus escolheu essa imagem da videira também para falar da união íntima entre Ele e os seus discípulos. Por isso, ele chama a atenção para os ramos da videira. Quem conhece a planta sabe que nem todo ramo produz fruto. Por isso é preciso um cuidado contínuo de poda e de limpeza do vinhateiro.

No evangelho Jesus afirma uma mudança importante em relação ao AT. No AT a videira representava o Povo escolhido. No evangelho de hoje, Jesus afirma que a videira é Ele mesmo. O vinhateiro continua sendo o Pai.

A poda e a limpeza de que se fala no v. 3 foi realizada pelo próprio Jesus. A missão de Jesus consiste exatamente em purificar os discípulos. Pela sua morte, Jesus realiza em plenitude essa obra de purificação.

Para dar fruto é necessária a união vital com Jesus. Sem essa união não há vida e, em consequência, não há fruto. A pessoa se essa união vital não pode dar fruto. Por isso a autossuficiência nos afasta de Deus e corta a nossa união com Ele.

Dar fruto é viver a vida de verdadeiro discípulo. A união dos discípulos com Cristo é semelhante à união do Filho com o Pai.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880