Quarta-feira 5ª semana da Páscoa
Jo 15, 1-8
Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:
Os viticultores sabem que a videira é uma planta que requer muitos cuidados. Essa imagem é, portanto, apta para falar dos cuidados que Deus tem com o seu povo. Foi o que ele fez no AT (Is 5; Jr 2,21).
Jesus escolheu essa imagem da videira também para falar da união íntima entre Ele e os seus discípulos. Por isso, ele chama a atenção para os ramos da videira. Quem conhece a planta sabe que nem todo ramo produz fruto. Por isso é preciso um cuidado contínuo de poda e de limpeza do vinhateiro.
No evangelho Jesus afirma uma mudança importante em relação ao AT. No AT a videira representava o Povo escolhido. No evangelho de hoje, Jesus afirma que a videira é Ele mesmo. O vinhateiro continua sendo o Pai.
A poda e a limpeza de que se fala no v. 3 foi realizada pelo próprio Jesus. A missão de Jesus consiste exatamente em purificar os discípulos. Pela sua morte, Jesus realiza em plenitude essa obra de purificação.
Para dar fruto é necessária a união vital com Jesus. Sem essa união não há vida e, em consequência, não há fruto. A pessoa se essa união vital não pode dar fruto. Por isso a autossuficiência nos afasta de Deus e corta a nossa união com Ele.
Dar fruto é viver a vida de verdadeiro discípulo. A união dos discípulos com Cristo é semelhante à união do Filho com o Pai.
Por Dom Julio Endi Akamine SAC
Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais