Comentário ao Evangelho – Quarta-Feira 01/07/2020

Quarta-feira da 13ª Semana do TC

Mt 8, 28-34

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O relato de hoje descreve de maneira dramática a luta de Jesus contra os demônios. Os demônios dominam dois infelizes que vivem entre os túmulos. Por causa da possessão os dois são muito violentos e não deixam ninguém cruzar o seu caminho. Jesus se aproxima deles, e os demônios sentem a presença daquele que é mais forte do que eles.

Começa então um ataque verbal dos demônios contra Jesus. Os demônios querem amedrontar mostrando que conhecem o nome de Jesus. Chamam-no de “Filho de Deus”. Trata-se uma confissão de fé demoníaca: confissão de fé pesarosa e impotente.

Confessam Jesus com Filho de Deus que antecipa os últimos tempos quando as potências demoníacas serão vencidas definitivamente: “O que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”. A confissão de fé dos demônios é, portanto, confissão dos inimigos que reconhecem a derrota e a própria impotência diante daquele que veio para tirar o pecado do mundo. Com diz S. Tiago: “os demônios creem e tremem de medo”.

A cena dos porcos torna visível a libertação do poder demoníaco e o tremendo poder destruidor dos demônios. De fato, a presença de Jesus desterra o poder demoníaco deste mundo. Jesus empurra os demônios para o reino impuro e os precipita no abismo: os demônios pedem, e lhes é concedido por Jesus de ir aos porcos que se precipitam no mar.

Derrotados e expulsos deste mundo, os demônios fazem uma demonstração do seu poder de morte. Mesmo vencido, o poder demoníaco continua sua obra destruidora nestes tempos que são os últimos. Ele tem um tremendo poder deletério: por isso precipitam os porcos no mar.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880