Comentário ao Evangelho – Preparação próxima do Natal – 22.12.2022

Preparação próxima do Natal

Lc 1,46-56

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O evangelho de hoje coloca frente a frente Maria e Isabel, Jesus e João Batista. Na casa de Isabel, que está grávida de João Batista, entra Maria, que está grávida de Jesus. Maria é o Novo Testamento que vai ao encontro do Antigo Testamento. É a salvação esperada pelo povo eleito que agora se cumpre com a presença de Jesus que é trazido por Maria, a Arca da Aliança.

Ao povo que esperou a salvação, que foi preparado por Deus através dos patriarcas, dos justos e dos profetas, é oferecida a realização da promessa. Maria, nesse sentido, como que recolhe em si toda essa história de preparação, expectativa e promessa para mostrar, através do louvor do cântico, a realização das maravilhas de Deus em favor de seu povo.

Para celebrar bem o natal, o evangelho nos apresenta Maria como aquela que não só esperou, mas também se abriu ao cumprimento das promessas de Deus. Maria narra em seu cântico a memória milenar da história da salvação. Ela carrega no coração a maravilhas operadas por Deus em favor de seu povo ao longo de toda a história da salvação. Mas ele faz mais. Em seu cântico, ela proclama o que Deus realizou nela: a encarnação do Verbo, o dom da sua vida a nós, a presença de Deus mesmo entre nós.

Neste natal, procuremos nos unir ao cântico de Maria, acrescentando também as nossas memórias e os fatos de nossa vida pessoal.

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: