Comentário ao Evangelho – Domingo 31/01/2021

4º Domingo B

Mc 1, 21-28

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Marcos relata o primeiro confronto e a primeira vitória de Cristo sobre os poderes do mal que escravizam o homem. O povo vê e ouve e se admira.

É o primeiro milagre de Jesus relatado por Marcos. Nessa primeira atuação de Jesus se unem ensinamento e milagre. Essa é a exclamação que deveria ser também nossa: “Um ensinamento novo, dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem”. De fato, “todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da Lei”. Não somente os milagres causam admiração. Jesus é sem igual, sua palavra é sem igual, suas ações são sem igual.

Jesus ensina com autoridade, ou seja, não como um mero repetidor de tradições. Ele é fonte autorizada de doutrina.

Os dois poderes estão frente a frente: Jesus e o espírito mau que domina uma pessoa. O espírito pronuncia nomes e títulos de Jesus para tentar tomar o seu poder ou a contragosto o reconhece como o vencido reconhece o vencedor.

Jesus não dá explicações, ele ordena ao espírito mau e o expulsa do homem. O homem não é o habitat legítimo (casa) dos demônios, embora tenham o gosto perverso de escravizar a pessoa humana.

Um progresso medíocre na vida cristã é um convite para os demônios, pois os semelhantes se atraem. Todo aquele que busca crescer em sua espiritualidade se apega mais estreitamente a Cristo e mais se distancia dos demônios. Eles simplesmente não se sentem à vontade, em casa quando encontram uma pessoa plena de Cristo.

Jesus mandou: “Cala-te”. Não estava satisfeito e não aceitava o testemunho ortodoxo do demônio sobre sua autoridade messiânica.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880