Comentário ao Evangelho – Domingo 30/05/2021

Domingo – Solenidade da Santíssima Trindade B

Mt 28, 16-20

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Estamos diante do mistério mais alto da nossa fé. A nossa fé é fé no Deus único: Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus. Três Pessoas realmente distintas e um só Deus. Nós nunca teríamos chegado a tal fé, se Deus não tivesse se revelado como Ele é. Foi necessária uma conversão intelectual profunda, um despojamento humilde da nossa razão para aceitar o mistério que Deus revelou de si mesmo. A fé em Deus uno e trino é, de fato, obediência da fé.

Nessa obediência da fé, tudo na nossa vida cristã deve ser moldado segundo a Trindade Deus.

A fé trinitária, em primeiro lugar, molda a nossa oração: orar é invocar o Pai, por meio do Filho, na força do Espírito Santo.

A vida da graça tem sua fonte e origem no Pai e chega até nós por meio do Filho e do Espírito Santo. O nosso caminho de salvação consiste em receber o Espirito Santo que nos configura ao Filho para que sejamos um com o Pai.

A fé na Trindade ilumina a criação como uma expansão admirável e gratuita do diálogo entre Pai, Filho e Espírito Santo para fora de si mesmo. A criação é um transbordamento maravilhoso do amor que une e que são o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O mundo e, de modo sublime, o ser humano é criado pelo Pai que imprime na criatura a imagem de si mesmo que é o Filho por meio da ação do Espírito Santo.

A eucaristia revela a ação da Trindade em nosso favor. Sobre as oferendas, suplicamos ao Pai que envie o Espírito Santo que torna presente o Filho nas espécies consagradas. Pedimos ao Pai que os que se alimentam da eucaristia sejam plenificados do Espírito Santo para formar com o Filho um só Corpo.

Crer no Pai, no Filho e no Espírito Santo não é aceitar uma ideia de Deus. É aceitar e viver conscientemente a felicidade dessa relação radical, dessa presença no coração, dessa intimidade e presença da Trindade em nós. O dogma da Trindade não é uma teoria! É a presença da realidade de Deus em nós. Santa Isabel da Trindade testemunhou: “Eu encontrei o céu na terra, porque o céu é a Trindade e a Trindade está dentro de mim”. A vida cristã sem essa fé, sem essa habitação interior, sem essa divina presença, é uma vida cansativa, sobretudo porque vive fora do ambiente do amor.

Seja bendito Deus Pai, Filho e o Espírito Santo, porque grande é seu amor por nós.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

https://www.youtube.com/watch?v=Krz6RlYn2t0

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880