Comentário ao Evangelho – Domingo 25/07/2021

17º Domingo do TC B

Jo 6, 1-15

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O milagre de Jesus está ligado a uma necessidade básica do ser humano: o alimento. Nesse sentido, é preciso que estejamos atentos: se o milagre está ligado a uma necessidade essencial é porque ele é sinal e realidade de uma necessidade absoluta para o cristão. Veremos no fim do capítulo 6 de João que Jesus se revela como o pão da vida eterna e a eucaristia como o mistério que realiza a nossa união com Cristo.

O relato começa com a grande multidão que segue Jesus. Destaca-se assim a iniciativa de Jesus: é Ele que arrastou o povo para uma região distante e afastada. Também é Jesus que se antecipa à fome das pessoas, que pergunta aos discípulos onde vão conseguir pão para tantas pessoas. É Ele também que, depois, dá ordens para as pessoas se sentarem e distribui os pedaços de pães. O fato de ser sempre Jesus quem tem a iniciativa revela que tudo recebemos das mãos do Senhor como um dom. Assim é no milagre, assim é na vida cristã.

Filipe e André representam a visão humana dos fatos. Eles veem a situação com um realismo impotente, pois estão obrigados a fazer cálculos: duzentas moedas de prata não são suficientes para dar um pedaço de pão para cinco mil pessoas.

Jesus tomou os cinco pães de cevada e dois peixes, deu graças e distribuiu os pedaços. Todos comeram quanto queriam. Jesus é a generosidade de Deus. Por isso, ir até Jesus significa não ter mais que passar fome. A multidão é alimentada por Ele, e as sobras evidenciam essa generosa superabundância do alimento dado por Deus. Ao mesmo tempo, a abundância não deve dar ocasião para o desperdício. Por isso as sobras são recolhidas.

A multidão, porém, não entendeu bem o sinal da multiplicação dos pães. Querem proclamar Jesus rei: um rei somente para resolver os problemas econômicos. Jesus busca a fé, não o entusiasmo superficial. Ele não quer o fanatismo agressivo dos que desejam proclamá-lo rei.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe: