Comentário ao Evangelho – Domingo 19/06/2022

12º Domingo do TC – C

Lc 9,18-24

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

O que é que, definitivamente, nos torna cristãos?  O que é essencial no ser cristão? A resposta só pode ser esta: o essencial da fé cristã é o próprio Cristo, ou seja, aderir de todo coração a Ele e a Ele seguir fielmente.

Antes de crer em um conjunto de verdades, a fé cristã consiste em crer em Jesus Cristo. É este o fator decisivo. Somente a partir da fé em Cristo, o cristão descobre a verdade última a partir da qual encontra o sentido da vida. O cristão conhece as outras interpretações da existência oferecidas por outras religiões; pode até mesmo reconhecer elementos positivos e valiosos. Mas só em Cristo encontra a verdade última, e só a partir dele pode viver.

A moral cristã não consiste primeiramente em observar um conjunto de leis morais, mas sobretudo em seguir Jesus como modelo de vida. O cristão não ignora outros projetos de éticos; conhece e reconhece estilos e comportamentos de outras religiões; está aberto e aberto a tudo que pode humanizar o mundo. Mas só em Cristo encontra o critério último para viver neste mundo.

A esperança cristã, mais do que esperar algo depois da morte, consiste em esperar em Jesus Cristo como único salvador, confiando a Ele todo nosso ser e todo o nosso futuro. O cristão conhece outras ofertas de salvação; observa quanto se espera da ciência e colabora lealmente com o progresso humano. Mas só em Cristo ressuscitado espera a salvação última que o homem não pode dar-se a si mesmo, e só a partir dEle pode esperar receber.

Creio em Jesus Cristo? Confio nele? É a Ele que sigo em todas as minhas decisões e ações? É nele que espero? Deixamos de ser cristãos, quando Cristo deixa se ser tudo. Por isso é tão importante ouvir sempre de novo a pergunta: Quem dizeis que eu sou?

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

 

Compartilhe: