Comentário ao Evangelho – Domingo 09/08/2020

19o. Domingo TC – Ano A

Mt 14, 22-33

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Pedro quer imitar Jesus, quer caminhar sobre as águas. E ele afunda.

A fé não é questão de imitar, mas de se identificar com Jesus. Nós não somos chamados a imitar Jesus. Somos batizados para nos identificar com Ele, ou seja, para nos tornar Cristo.

Imitar significa agir no nível do comportamento e das atitudes. Identificar-se com Cristo é atingir a substância, o substrato profundo do ser. Podemos ensinar o papagaio a falar, mas ele nunca será um interlocutor de um diálogo. O famoso livro “Imitação de Cristo” na verdade não deseja que nos limitemos à superfície do comportamento exterior; se imitamos atitudes exteriores é para chegar ao substrato do ser de Cristo; chegar à identificação com Cristo.

Pedro quer caminhar sobre a água porque acredita que ser discípulo significa realizar ações excepcionais, mas o resultado é o fracasso.

Fé é olhar para Jesus e caminhar em sua direção. Enquanto Pedro olha para Jesus, consegue caminhar sobre as águas em direção de Jesus. Quando, porém, presta atenção ao vento, deixa de olhar para Jesus e tem medo e depois afunda. Preste atenção: primeiro Pedro tem medo e depois afunda. Ele não afunda e depois tem medo.

Fé é experimentar que Jesus lhe estende a mão. Pedro é discípulo muito mais por estender a mão para Jesus do que por ter caminhado sobre as águas. Seguir Jesus não é seguir Jesus; é deixar que Ele me alcance e me socorra e me sustente quando afundo.

Pedro é para nós modelo do discípulo que afunda e experimenta a falta de fé e que nessa experiência da sua impotência recorre a quem o pode salvar. A fé é um confiar-se a um Amor que socorre o meu nada e pecado.

Diante das tempestades da vida, das aflições da existência, das tribulações da vida somos chamados à coragem da fé. Essa coragem não é o destemor, mas o abandono confiante ao Amor, ao Amor que não age em nosso lugar nem nos tira das situações dramática, que se põe ao nosso lado e nos acompanha.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais