Comentário ao Evangelho – Domingo 02/05/2021

5º. Domingo da Páscoa B

Jo 15, 1-8

Clique para ouvir o Evangelho e seu comentário:

Você já viu uma videira? Sabe distinguir onde começa a videira e onde os ramos? Assim como a videira é uma só, tronco e ramos, assim também a nossa união com Cristo. Formamos com Ele um só. Não é uma unidade de justaposição. É uma unidade orgânica: o todo está nas partes e as partes estão no todo. São Paulo falará dessa unidade de Cristo conosco usando uma outra imagem: a imagem da cabeça e dos membros. Assim é a nossa relação com Cristo. Essa unidade orgânica é o que permite os frutos da salvação.

Voltemos à imagem da videira: a uva é fruto da videira ou dos ramos? É da videira e do ramo! O ramo não pode produzir nada separado da videira. O fruto é produzido pelo ramo, na medida em que faz parte da videira. O fruto revela a vitalidade do ramo. Se o ramo se separa da videira, ele seca e não dá fruto.

Assim somos nós cristãos: só temos a vida cristã na medida em que estamos em comunhão com Cristo. A fonte de nossa vida é Jesus. Sem ele a vida não está em nós e por isso não poderemos realizar ações cristãs.

Procurar outra fonte de vida, que não seja Cristo, é se separar da videira e, por isso, perder a vida. Nós não podemos procurar a vida em outras fontes a não ser Cristo. É evidente que ninguém deve ser cristão contra a própria vontade, mas o procurar uma fonte de vida fora de Cristo significa fazer a opção de se separar pouco a pouco da videira.

Por isso devemos evitar a superstição, o horóscopo, as adivinhações, a comunicação com os mortos, a magia, as amarrações ou desamarrações. Todas essas práticas são formas de pecado contra a fé, que nos separam da videira que é Cristo.

 

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Palavra do Pastor / Youtube / Redes Sociais

 

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Siga nossas Redes Sociais:

CONTATO

Av. Dr. Eugênio Salerno, 100
Vila Santa Terezinha, Sorocaba – SP
CEP: 18035-430
Telefone: (15) 3221-6880