Comentário ao Evangelho do Dia – 9 de novembro

09/11 – Dedicação da Basílica de Latrão – Jo 4,19-24

Por Dom Julio Endi Akamine SAC

A presença de Deus é o tema do Evangelho de hoje. Na antiguidade as pessoas pensavam que a presença de Deus se dava naturalmente em um lugar elevado: Deus está no céu e se ele vem para a terra, deve vir a um lugar alto.

Os samaritanos tinham como lugar de culto e de presença de Deus o monte Garizim; os judeus celebraram no monte Sião em Jerusalém. Podemos assim entender a pergunta da Samaritana a Jesus: onde se deve adorar Deus, no monte Garizim ou em Jerusalém.

Jesus lhe explica que Deus não será mais adorado em lugar material, que o problema não consiste em identificar o lugar geográfico de encontro com Deus. Deus é espírito, ou seja, Ele não pode ser encerrado em um lugar por mais sagrado que seja. O lugar de encontro com Deus deve corresponder ao que Deus é. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade! É Cristo que nos dá o Espírito e é Crista a verdade. Adorar Deus em espírito e em verdade significa portanto que o encontro com Deus só é possível em Cristo! Cristo crucificado e ressuscitado é o lugar de encontro com Deus.

Veja mais em: Biografia / Agenda do Arcebispo / Artigos / Youtube / Redes Sociais

Compartilhe: